Piaget descreveu 04 etapas de desenvolvimento cognitivo, Teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. O pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, sendo caracterizada por 04 fases de acordo com a idade, inicia com movimentos involuntários, ao nascimento do bebê, e finaliza quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
0 – 2 Sensório motora:
A inteligência esta nas ações e na exploração do ambiente. O bebê inicia o desenvolvimento da coordenação motora, passa de movimentos involuntários, para voluntários.
Caracteristicas da fase:
- Experimentação
- Curiosidade
- Permanência do objeto
- Inicio do movimento simbólico
- Imitação: do que vê e do que ouve
2 – 7 Pré operatório
Inicia a aquisição da habilidade de pensar conceitualmente , inteligência simbólica, representação. A realidade esta no que vê, leva tudo ao pé da letra.
Caracteristicas da fase:
- Inicia o reconhecimento no espelho
- Imitação diferida
- Centralização
- Dificuldade em se colocar no lugar do outro, egocentrismo
- Os objetos têm sentimentos humanos
- Começa a desenhar
- Brinca de faz de conta
7 – 11 anos
Comeca a entender analogias, mas apenas em eventos concretos. Inicio das operacoes mentais, entende mais de um aspactos das situacoes.
- Gostam de colecionar
- Brincam com jogos de tabuleiro
- Adquire Conservacao
- Desenvolve logica matematica
12 anos ou mais
Entende o mundo atraves do pensamento logico. Utiliza razoes abstratas para especular sobre situacoes hopoteticas, considera as possibilidades logicas e analisa.
- Desenvolve logica matematica
- Egocentrismo adolescente
- Adquire razao moral
- Raciocinio dedutivo
- Logica indutiva
- Planejamento
- Imaginacao