Educação Infantil

Dicas de Atividades para Estimulação Cognitiva em Crianças de 0 a 6 Anos

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Durante esse período, o cérebro infantil apresenta uma plasticidade extraordinária, permitindo que experiências sensoriais, motoras e sociais contribuam significativamente para a formação de conexões neurais essenciais para o aprendizado. Este texto apresenta atividades baseadas em evidências científicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo […]

Dicas de Atividades para Estimulação Cognitiva em Crianças de 0 a 6 Anos Read More »

Não existe perfeição, a busca do desenvolvimento é permanente.

Precisamos de meta para nos tornarmos melhor que ontem, e para criar pessoas melhores. E o que é ser melhor para você? Poder oferecer o melhor para seu filho? E o que é melhor para ele? Oferecer o melhor é dar o melhor. E não são coisas, objetos, presentes. São exemplos, afeto e presença. Queixar-se

Não existe perfeição, a busca do desenvolvimento é permanente. Read More »

Superproteção pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento infantil

Pais e mães tem o instinto de proteção, de defender e cuidar de seus filhos. Mas a superproteção pode influenciar negativamente no desenvolvimento da criança. Quando se trata dos avós então…muitos colocam dentro de uma bolha. Os pais e mães querem sempre o melhor para seus filhos, não querem vê-los sofrer, se estressar e nem

Superproteção pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento infantil Read More »

O brincar e o processo de aprendizagem na escola

Como o brincar funciona na escola? Você sabia que introduzir o brincar no currículo escolar estimula a aprendizagem da criança? Spodek e Saracho (1998) confirmam isso enfatizando o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e a linguagem. Entretanto, para que ocorra com sucesso. Bomtempo (1997) ressalta que é necessário que os professores estejam conscientes de que

O brincar e o processo de aprendizagem na escola Read More »

O que a redução do tempo de brincar, pode causar no desenvolvimento infantil

Tanto em casa, quanto na escola, o impacto pode ser bastante negativo ao desenvolvimento de bebes e crianças. Todos sabem e a ciência comprova, o brincar é essencial para o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo durante a primeira infância. O que tem acontecido, e certamente está influenciando na qualidade de vida e saúde mental das

O que a redução do tempo de brincar, pode causar no desenvolvimento infantil Read More »

Será que sou uma boa mãe?

Essa pergunta: “será que sou uma boa mãe“? Nos fazemos a todos momento… E muitas vezes já deve ter perdido o sono pensando em como equilibrar a sua vida de mãe, profissional, mulher e esposa depois da transformação mais intensa que já passou. São tantos papéis a serem cumpridos por uma única mulher, tantos objetivos

Será que sou uma boa mãe? Read More »

Quais são seus desafios como mãe ou pai na criação de seus filhos?

A neurociência comprova que nosso cérebro é altamente flexível. Quanto mais novo, maior a facilidade para realizamos novas conexões, menos esforço necessitamos. Mas para isso precisamos estar diante de possibilidades de exploração e sermos incentivados a conhecer. Conformar-se com o que temos “sou assim, sempre fui e não vou mudar” em pleno seculo XXI, era

Quais são seus desafios como mãe ou pai na criação de seus filhos? Read More »

Idade pré-escolar, como estimular as crianças nessa fase.

A estimulação de crianças na fase pré-escolar é importantíssima. Todos que têm ou passe algum tempo com crianças em idade pré-escolar entende que proporcionar-lhes oportunidades de brincadeira proporciona algo muito maior que apenas alguns minutos de distração. Além da distração, o tempo de brincar é fundamental para o nova fase que a criança irá iniciar.

Idade pré-escolar, como estimular as crianças nessa fase. Read More »

Seu filho reconhece emoções?

Por mais que a gente tente esconder, é difícil disfarçar quando estamos nervosos, tristes ou até com medo de alguma coisa. Isso acontece porque o nosso rosto costuma falar muito mais do que palavras. Mas, crianças são muito novas para identificarem esse tipo de coisa, não é? Será que já reconhecem os sentimentos? Você sabia

Seu filho reconhece emoções? Read More »

O desenvolvimento sócio emocional das crianças e como podemos potencializar

O Desenvolvimento sócio emocional é adquirido em etapas. Etapas de amadurecimento e convívio com outras pessoas. As crianças desenvolvem um senso de identidade, primeiro entende a si mesmo e, em seguida, um sentimento de pertencer a uma família. Mais tarde passam a conviver em outros meios sociais como escola, igreja, parques e começam a observar

O desenvolvimento sócio emocional das crianças e como podemos potencializar Read More »

Rolar para cima