Será que brincar combina com aprender ? E o brincar e a alfabetização, qual a relação?
Sim! Aliás, sem brincadeira não há aprendizagem, criança que não brincou e não brinca, não têm experiência suficiente para as aquisições básicas da leitura, escrita e matemática.
Sabe por quê? Porque a criança precisa conhecer o corpo, o espaço, ter noção de tempo, equilíbrio, coordenação e destreza manual para as aquisições da alfabetização.
“Ao longo do desenvolvimento infantil ocorrem mudanças nos padrões de movimento das crianças, partindo dos movimentos mais simples para a aquisição de padrões mais eficientes, os quais dependem particularmente, da experiência motriz, da oportunidade e do encorajamento para a prática motora. Devendo considerar que para a determinação do padrão de mudanças, devem ser levadas em consideração a maturação, as características individuais e as experiências” (Cardoso, et all, 2010)
A criança precisa de todos esses pré-requisitos motores, para:
- a segurar o lápis,
- desenhar a letra,
- ficar sentada,
- comer no recreio,
- fazer pinturas,
- utilizar a tesoura e
- virar a página, entre muitas outras atividades.
E esses movimentos, são bem mais precisos que os movimentos que ele apresentava aos 2 anos. Sendo assim, as exigências escolares e necessidades são diferentes, muito mais complexas.
O brincar é a maneira mais saudável e integral para proporcionar à criança as aquisições das competências necessárias durante o primeiro ano do ensino fundamental, o que quer dizer, que o processo de desenvolvimento deve ser inciado muito antes.
Quando?
Desde o nascimento!
O brincar oferece a criança todas as oportunidades de estimulo motor, cognitivo e social, que são fundamentais para as relações com os amigos da sala de aula, professores e todos da escola.
Quando começamos a conhecer as letras e números, experimentamos muitas frustrações. Seja por não conseguir fazer o “R”,seja por trocar o “b” pelo “d”. E se não exploramos e aprendemos a lidar com esse sentimento desde bem pequeninos, quando, o castelo que desaba, a peça não encaixa, ou quando perde no jogo, quando estiver aprendendo atividades ainda mais elaboradas, vai ser muito mais difícil .
E então percebemos na criança: irritabilidade, desgosto de ir para escola, birra para fazer a tarefa, sono agitado, e choro frequente.
As dificuldades que a criança está vivenciando, aparecem imediatamente no comportamento.
Por isso, esteja atento. Quando a criança estiver no caminho para a alfabetização, perceba se ela sabe a importância e o prazer de ler. Diverte-se com os livros, e tem prazer ao ouvir uma história, e folear um livro. Observe se a criança tem equilíbrio e fica num pé só, é independente para se vestir e se alimentar.
O processo de alfabetização exige uma serie de destrezas mais refinadas e maturidade neurológica, para que a criança adquira todo esse saber de uma forma tranquila e prazerosa.
Valorize os momentos lúdicos, a independência e autonomia, e a relação com os amigos da escola. O ambiente deve ser acolhedor, mas incentivador também!
Incentive e valorize também as brincadeiras, invenções, conquistas e até as traquinagens. Afinal motivação, criatividade e imaginação são fundamentais para o sucesso acadêmico em qualquer idade.
Por: Fernanda Monteiro – Terapeuta Ocupacional