É possível ajudar as crianças e os bebês aprenderem?
Vamos entender como mediar as experiências para que a criança possa adquirir conhecimento, e não se encher de informações rasas que não fazem muito sentido para sua vida.
As crianças aprendem por imitação, observando os pais, os professores e a família. Mas principalmente os pais, que são sua referência de cuidados, afeto e segurança.
Os pequenos observam os adultos a todo tempo, como eles reagem frente a um problema, uma emoção, quando batem o dedo no armário ou quando querem um pedaço de bolo. Como seus pais utilizam o telefone, para que usam as chaves do carro, os talheres, e se lavam a mão após utilizar o banheiro.
Observam o comportamento dos animais, dos insetos, os objetos, pois ainda não sabem como o mundo funciona, como resolver problemas, ou como lidar com seus próprios sentimentos.
A aprendizagem por imitação, por repetição dos gestos e comportamentos acontece nos primeiros anos de vida principalmente, e não somente pelo que seus pais ou os professores explicam. Somente palavras, sem a obervação real e concreta, não funciona muito bem…
As crianças aprendem reproduzindo durante as brincadeiras, as ações e palavras de tudo que ela viu durante seu dia. Por isso o brincar além de ensinar por experiência, reforça todo o conhecimento e informação adquirida em todos os ambientes.
Por isso, os pequenos adoram mexer e colocar a mão em tudo. Pois eles podem sentir, só olhar não é suficiente para sanar a curiosidade ou entender como aquele relógio funciona, ou do que aquele vaso de vidro é feito.
Elas precisam experimentar, pegar, morder, apertar e até jogar. Precisam utilizar os comportamentos que sabem e copiar outros, para conhecerem e se sentirem capazes de fazer também por si só e resolver seus problemas.
Para conseguirem colocar as meias, lavar as mãos, tirar a blusa e se alimentar. Capaz de guardar seus brinquedos, carregar sua mochila, pular corda e arremessar a bola.
Para que a criança desenvolva essas habilidades, os pais e cuidadores podem :
– criar um ambiente em que a criança possa explorar com diversas brincadeiras,
– controle e redução do tempo de utilização de eletrônicos,
– permitir que a criança tente resolver problemas, e cuidar de suas coisas,
– dê atenção, afeto e participe de seus desafios, ajudando e orientando quando a criança precisar
– estimule seu desenvolvimento, mas com respeito ao tempo, as habilidades e os interesses da criança
– não julgar, mas acolher diante às dificuldades e frustrações
– ajudar a criança a reconhecer seus comportamentos e sentimentos, bons e ruins
– dar algumas dicas de resolução de problemas, quando elas apresentarem dificuldades, mas não fazer por elas
Estar preto, oferecer colo, escutar e brincar com os filhos são as melhores formas de ensinar, e a melhor maneira da criança aprende.