Brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável do corpo e do cérebro da criança. É pela brincadeira que crianças desde muito pequenas se envolvem e interagem no mundo ao seu redor. O brincar permite que as crianças criem e explorem um mundo que possam dominar, à sua maneira e pelas suas possibilidades, conquistando seus medos enquanto assumem os papéis dos adultos, às vezes em conjunto com outras crianças ou cuidadores adultos.
À medida que exploram o mundo pelo brincar, as crianças podem desenvolver novas competências que levam ao aumento da confiança e à resiliência de que precisam para enfrentar os desafios futuros.
O desenvolvimento das crianças, também pode ser mediada criticamente por relacionamentos afetivos apropriados com cuidadores amorosos e consistentes, à medida que eles se relacionam com as crianças através do brincar. Quando os pais observam seus filhos brincando ou se juntam a eles em brincadeiras dirigidas a crianças, eles têm uma oportunidade única de ver o mundo do ponto de vista de seus filhos, à medida que navegam em um mundo perfeitamente criado apenas para atender às suas necessidades.
Por isso, entender as fases de desenvolvimento das crianças, pelos pais, educadores e cuidadores, torna-se importante, para apresentar a maturidade neurológica e emocional da criança.
Desde o nascimento, até os 6 anos de idade, as crianças passam por cinco etapas importantes do brincar. São esses estágios que ensinam às crianças habilidades motoras, desenvolvimento cognitivo, reconhecimento de outras pessoas e habilidades sociais.
1. Brincar solitário
Menos de 2 anos
Com menos de dois anos, os bebês já estão explorando o novo mundo ao seu redor. Eles passam a maior parte do tempo brincando, usando todos os sentidos, tocando tudo ao seu redor, provando tudo o que podem colocar em suas mãos e balbuciando para ouvir sua própria voz. Eles batem, aprendendo a repetição, tentativa e erro. Isso tudo faz parte do aprendizado de habilidades motoras, criando bebês ativos e curiosos.
2. Brincar paralelo
2 anos de idade
A próxima etapa do brincar é para crianças de 2 e 3 anos. O jogo paralelo é quando a socialização começa. Nesta fase, os bebês brincam um com o outro, mas não interagem. Mesmo que eles não se reconheçam, eles entendem que outros bebês estão ali. Este é o primeiro estágio em sair de si mesmo e perceber os outros.
3. Brincar imitativo
2-3 anos
Logo após o brincar paralelo, as crianças começam a imitar as pessoas ao seu redor. Eles provavelmente já imitaram seus pais e adultos em suas vidas, mas na fase de brincadeiras imitativas, estão começando a adotar as ações das crianças com a mesma idade. Este é o primeiro sinal externo de reconhecer os outros.
4. Brincar associativo
3-4,5 anos
Mantendo seus interesses independentes, as crianças brincam juntas. Elas podem reconhecer o que o outro está fazendo e discutir o que estão fazendo um com o outro, mas ainda não estão trabalhando em direção a um objetivo comum. Elas ainda não estão brincado juntas.
5. Brincar cooperativo
4-6 anos de idade
Finalmente, durante o jogo cooperativo, as crianças começam a trabalhar em direção a um objetivo comum. Elas estão trabalhando juntas ou umas contra as outras, mas definitivamente estão interagindo. Este é o estágio vital é possível observar as futuras habilidades de socialização se formando.
bY Abigail Wise http://blog.momtrusted.com/2013/02/06/the-5-important-stages-of-play/